Ser Português! parte I
Mais de 1.300 mineiros já foram salvos em mina de ouro na África do Sul
Mais 1.300 mineiros dos cerca de 3.200 que ficaram bloqueados numa mina sul-africana quarta-feira já foram salvos, anunciaram responsáveis da mina e do sindicato.
Mais de 1.000 mineiros exaustos trabalharam na mina sul-africana durante a noite para resgatar 3.200 mineiros impedidos de regressar à superfície depois de um tubo de grande dimensões ter caído sobre a caixa eléctrica que alimenta o elevador que dá acesso à superfície.
Os mineiros, que ficaram bloqueados cerca das 10:00 locais de quarta-feira (09:00 em Lisboa) a 2.150 metros de profundidade, estão a ser resgatados até à superfície num transporte muito mais pequeno, o que torna o processo lento.
(…/…)
O responsável garantiu que todos os resgatados se encontram de boa saúde, apesar de muitos terem estado no subsolo durante 28 horas.
(…/…)
Não há ferimentos a registar e nenhum dos mineiros corre perigo na mina Elansrand, da Harmony Gold, segundo responsáveis da empresa e do sindicato.
A mina Elandsrand é a terceira maior produtora de ouro na África do Sul, que produz cerca de 600 quilogramas de ouro por mês.
Fonte: © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
Cinco portugueses na lista de desaparecidos durante a ditadura militar na Argentina
Um português vai ser evocado como vítima da ditadura militar argentina mas dados recentemente divulgados revelam que pelo menos mais quatro cidadãos nacionais morreram na "guerra suja" movida pela junta militar contra a oposição.
Pelo menos cinco portugueses estão entre os milhares de desaparecidos durante a ditadura militar na Argentina, que teve início em 1976 e durou sete anos, segundo dados revelados pelo governo argentino e consultados pela Agência Lusa.
Francisco da Fonseca Pereira (64 anos), Rudolfo António Ferreira Coelho Decler, (35 anos), José Lourenço, Francisco Mapril D`asensão (70 anos) e Maria José Sancho da Graça Ferreira são os nomes dos portugueses que constam da lista oficial disponível em vários sítios do governo argentino na Internet.
(…/…)
O embaixador Joaquim Ferreira Marques admitiu ainda ser possível que venham a surgir mais portugueses na lista porque o inventário dos nomes dos desaparecidos é uma iniciativa recente.
"Só com este governo é que as listas começaram a ser actualizadas. Até aqui, não havia uma sistematização das listas dos desaparecidos", afirmou.
(…/…)
Desde o período da ditadura militar foram criadas várias associações como as "Avós da Praça de Maio" e as "Mães da Praça de Maio", que têm lutado pela descoberta da verdade.
No dia 09 de Novembro vai ser inaugurado em Buenos Aires o Parque da Memória, um monumento onde vão ser colocadas lápides com os nomes das pessoas oficialmente confirmadas como desaparecidas.
(…/…)
Segundo a Comissão Nacional sobre o Desaparecimento de Pessoas (CONADEP), os desaparecidos são mais de nove mil, embora outras organizações humanitárias estimem esse número em 30,000.
(…/…)
Fonte: Marta Clemente© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
Sem comentários:
Enviar um comentário