21 abril, 2007

Dezanove de Abril 2007.

Ora então dezanove.

Como primeiro dia dezanove após a criação deste meu blog, não podia deixar de explicar o significado deste número para mim.

Bom, começo por dizer que mais do que um número, é uma palavra, com todo um sentido que ultrapassa um simples conjunto de dois algarismos.

Como é do conhecimento geral, nasci a dezanove, ao que contam fiquei o máximo de tempo possível no quentinho materno até que finalmente resolvi aparecer. Acho que já então estava á espera do dia dezanove como faço todos os meses. O dia em que mais sorrio. Quase que conto a idade que tenho pelo número de vezes que passo pelo dia dezanove, um pouco como os bebés, que até certa idade contamos a idade em meses. Ora tive um “aniversário” estes dias e são já 369 meses (sessenta e nove, outro número com muito para dizer eheheh)

Morei no número dezanove da Rua de Trelasserra em Lousado, 14 anos e era com orgulho que ostentava o número dezanove no endereço. Lembro-me perfeitamente em ir á junta de freguesia saber o número e ao saber que era o meu dezanove, voltar a correr (na altura em que conseguia subir aquela ladeira a correr) todo contente contar aos meus pais e mano.

E assim foi, depois com a vida, fui conhecendo outros dezanove-dependentes, no sentido que o ostentam como primeiro dia de vida.

Comecemos por ordem:
A Marta Sofia da Silva, que tantos anos depois encontrei na rua, como que por obra do destino, amiga e companheira de infância. Da pré-primária ao nono ano. 10 anos! Aos quinze anos, além dos meus pais e do meu mano, foi com absoluta certeza a pessoa com quem passei mais tempo. A prova que a idade não ultrapassa a simpatia.
Dezanove de Abril.

O Petter, meu compadre (eu já disse aqui que a minha afilhada é linda?) meu cúmplice de assaltos, motorista de carro de fuga, o gajo que pega do outro lado no barril da cerveja e sempre com o alicate na mão para cortar o fio amarelo da bomba que só tem fios azuis e vermelhos (alguém falou em bomba?!).
Dezanove de Abril.

A Aurora, minha eterna prima, com ou sem aspas, portadora do mais giro olhar verde que conheço, uma das pessoas que por mais anos que viva levarei sempre no coração como gratidão da amizade que sente por mim. É a prova que a Amizade sobrevive apesar do tempo ou do espaço que separa duas pessoas.
Dezanove de Abril.

A caminho de Lisboa, para ver o primeiro concerto dos U2, com a minha veia de Stº António lá tentei engatar uma miúda de Ovar toda gira com o Petter, e fui tão persistente que ela lá me disse o aniversário dela.
Dezanove de Abril.

(Isto só a Dezanove de Abril é uma renda em telefonemas)

O Filipe, companheiro de luta por terras do Magreb, que apesar dos anos de interregno, nunca perdemos contacto. Depois do Gerês em 96, a Argélia em 2005. Dezanove de Setembro.

Foi também á palavra dezanove que fui buscar o meu nickname Nineteen, que me pôs sobre a Nydia na sala de chat e vejam só no que deu. Outra cúmplice para roubar bancos e a melhor companhia nesta Viagem. Encontrei aquilo que procurava com a benção do meu adorado dezanove.

Como vêem, esta afecção pelo dezanove valeu e vale a pena. É uma forma de expressão, um símbolo, simples e com significado. Mais uma maneira, como este blog de estar junto com as pessoas, que mesmo lá longe, bem longe, estão aqui cá dentro, no lado esquerdo do meu peito.

Um grande viva aos aniversariantes de Abril e ao dezanove que partilhamos todos, mais não seja aqui, no sítio do costume. Apareçam sempre, deixem a sua pegada para eu saber que passaram aqui.

P.S.: Este post, apesar de ser sobre o dezanove foi para o ar a 21. Aqui trabalha-se, não estou cá a fazer turismo. Como diz a Dona Fernanda, minha linda Mãe, até ao S. João é de coração por isso.
Feliz Aniversário Marta, Petter e Aurora. Quem diria que os encontraria por aqui.

5 comentários:

Botella Pascual disse...

:) Nada como acreditar no destino e na força da natureza :)

Uma jokinha da Telma e tive pena de não nos termos encontrado aqui no aeroporto de Madrid...assim tinha desculpa pa não trabalhar umas horinhas ;)

Unknown disse...

Este post parece o filme, o 23, do jim carrey, a importância do dia 23. já pensaste em cobrar direitos a hollywood!!! era só uma ideia, eu podia ser o teu manager:)

Unknown disse...

Naum tnh 19 anos e nasci no dia 3... Mas sou o 19 na escola...
eheh*
BeijO

dezanove disse...

a próxima vez que voltar para Portugal, volto por Madrid, tenho umas 3/4horas de escala e levo-te um tupperware de comida do Magreb ainda mais intragável que a espanhola. para não dizeres tao mal da tua vida! o aeroporto não tem um café que sirva adamadinhos? beijnho!

dezanove disse...

oh Topas, em vez de ires ao cinema e tentares me aliciar em negócios marados, já foste ver a Carolina? eu dava os c#$%&@ e três tostões para ter menos de 2000kms para a ir ver.
mainada!
um xi!