29 abril, 2007

Simplesmente… Floribela.

Para quem anunciava aos 4 ventos o mais espectacular dos blogs (ainda bem que sou modesto) não tenho correspondido, eu sei e as bocas fazem-se ouvir.

Na verdade, o ânimo por aqui não tem sido dos melhores, volta e meia vou a baixo e estes últimos dias têm sido desses. Que fazer?!? Isto aqui não é nada fácil… Coitadinho de mim!

Passo a explicar, estar no estrangeiro, é complicado. (UAU que génio!)
Quero dizer que é complicado as in difícil! Começo pela parte do difícil.

Quando me disseram que tinha de vir para cá fiquei a saber lá na empresa que este era considerado um “país de vida difícil” segundo os recursos humanos, que é como quem diz, é um país de risco, mas sem assumir porque senão parece mal e muito negativo.
Além de ser difícil estar longe de casa, do conforto do lar e da companhia da cara-metade, da família e da faMelga, dos Amigos, é também difícil estar longe de um cinema, de andar na rua sem ter medo de ser assaltado, de conduzir sem parecer uma corrida de NASCAR (em que não passam nem por cima nem por baixo por ser tecnicamente inviável), de ter uma conversa que tenha um mínimo de cultura e de senso que não seja anti-americanos, anti-JUIFS (judeus, com direito a entoação cerrada) ou com a insinuação que Portugal é um país de atrasados, em relação á Europa e ao Mundo e engolir em seco por não poder contrapor (não convém, mas vontade…).
Complicado é trabalhar nestas condições, viajar de avião semana sim semana sim (sempre mas sempre atrasado), viver em hotéis (nem vou falar disso), falar Francês (que língua de rotos) e o desfasamento de dois dias do fim-de-semana que mesmo dois anos depois ainda não me consegui adaptar.
Mas o que custa mesmo, mesmo mesmo, é sentir que estou numa “prisão” em que não tenho liberdade para parar o carro e tirar uma foto a um pôr-do-sol, por mais bonito que seja, em passar semanas atrás de semanas a acumular uma angústia impotente de não ir aonde quero, como e com quem quiser. Custa não me conseguir alienar da pressão do trabalho por falta de uma razão justificada e de tempo para me libertar dos problemas e situações desagradáveis do dia-a-dia. Falta aquele “reset” que se faz ao fim-de-semana, em que aqui, como não o tenho, pelo menos nas mesmas condições, acabo ás vezes, por não conseguir ter uma objectividade para coisas claras e simples. Custa saber o que tenho e dar graças em ser Português e falar Português e não me poder socorrer disso como um super herói saca da sua capa ou um batoteiro saca um Ás de espadas.

Mas basta de lamúrias!

Não precisei de vir para aqui para dar valor àquilo que tenho e consegui, mas visto daqui, visto aqui de bem longe roça a maior fortuna que podia sonhar, acordado ou a dormir.
Estou a falar de Tu, Españolita, estou a falar da D. Fernanda e do Sr. Manuel, estou a falar do meu manito, estou a falar da família que é sempre família, estou a falar do meu gang com quem assalto os bancos, desarmo as bombas com o mostrador nos 2 segundos e derroto os super vilões. Estou a falar do nosso jardim á beira de Famalicão plantado, da nossa “Toca” com o sofá (ai que pista de aterragem) e a área de serviço para os pássaros, estou a falar das pessoas com quem tive a felicidade de me cruzar ao longo de todos estes anos, esses mesmo que sabem de quem eu estou a falar.
Trago tudo cá dentro e enche-me a alma.
É esse o meu elástico deste grande salto de bungee-jumping que é esta viagem.
Às vezes vou abaixo, porque sim, mas isto que tenho, ninguém mo tira ele puxa-me para cima!

Haja o que houver!

Como diria um velho amigo: “se são estes os problemas dos ricos, como serão os dos pobres?”.
Ora... Na verdade, eu sou pobre em ouro mas rico rico em sonhos.


Estão consigo Tio Amândio os meus pensamentos. Força!

25 abril, 2007

BinteXincoAbrile... XEMPRE!



"Mesmo na noite mais triste
Em tempos de Solidão
Há sempre alguém que resiste
Há sempre alguém que diz não"
(Manuel Alegre)

Viva Portugal e viva a Revolução!

22 abril, 2007

Que riqueza!!

Com uma bebé tão linda, tão linda e tão mas tão querida, não vale a pena gastarem dinheiro pois conseguem já ter o euromilhões no colo!
Parabéns aos papás, e à pequena Carolina, por ter um padrinho tão fixe! =)

Mas é tão gira não é?!?



P.S.: É linda não é?!?

21 abril, 2007

Dezanove de Abril 2007.

Ora então dezanove.

Como primeiro dia dezanove após a criação deste meu blog, não podia deixar de explicar o significado deste número para mim.

Bom, começo por dizer que mais do que um número, é uma palavra, com todo um sentido que ultrapassa um simples conjunto de dois algarismos.

Como é do conhecimento geral, nasci a dezanove, ao que contam fiquei o máximo de tempo possível no quentinho materno até que finalmente resolvi aparecer. Acho que já então estava á espera do dia dezanove como faço todos os meses. O dia em que mais sorrio. Quase que conto a idade que tenho pelo número de vezes que passo pelo dia dezanove, um pouco como os bebés, que até certa idade contamos a idade em meses. Ora tive um “aniversário” estes dias e são já 369 meses (sessenta e nove, outro número com muito para dizer eheheh)

Morei no número dezanove da Rua de Trelasserra em Lousado, 14 anos e era com orgulho que ostentava o número dezanove no endereço. Lembro-me perfeitamente em ir á junta de freguesia saber o número e ao saber que era o meu dezanove, voltar a correr (na altura em que conseguia subir aquela ladeira a correr) todo contente contar aos meus pais e mano.

E assim foi, depois com a vida, fui conhecendo outros dezanove-dependentes, no sentido que o ostentam como primeiro dia de vida.

Comecemos por ordem:
A Marta Sofia da Silva, que tantos anos depois encontrei na rua, como que por obra do destino, amiga e companheira de infância. Da pré-primária ao nono ano. 10 anos! Aos quinze anos, além dos meus pais e do meu mano, foi com absoluta certeza a pessoa com quem passei mais tempo. A prova que a idade não ultrapassa a simpatia.
Dezanove de Abril.

O Petter, meu compadre (eu já disse aqui que a minha afilhada é linda?) meu cúmplice de assaltos, motorista de carro de fuga, o gajo que pega do outro lado no barril da cerveja e sempre com o alicate na mão para cortar o fio amarelo da bomba que só tem fios azuis e vermelhos (alguém falou em bomba?!).
Dezanove de Abril.

A Aurora, minha eterna prima, com ou sem aspas, portadora do mais giro olhar verde que conheço, uma das pessoas que por mais anos que viva levarei sempre no coração como gratidão da amizade que sente por mim. É a prova que a Amizade sobrevive apesar do tempo ou do espaço que separa duas pessoas.
Dezanove de Abril.

A caminho de Lisboa, para ver o primeiro concerto dos U2, com a minha veia de Stº António lá tentei engatar uma miúda de Ovar toda gira com o Petter, e fui tão persistente que ela lá me disse o aniversário dela.
Dezanove de Abril.

(Isto só a Dezanove de Abril é uma renda em telefonemas)

O Filipe, companheiro de luta por terras do Magreb, que apesar dos anos de interregno, nunca perdemos contacto. Depois do Gerês em 96, a Argélia em 2005. Dezanove de Setembro.

Foi também á palavra dezanove que fui buscar o meu nickname Nineteen, que me pôs sobre a Nydia na sala de chat e vejam só no que deu. Outra cúmplice para roubar bancos e a melhor companhia nesta Viagem. Encontrei aquilo que procurava com a benção do meu adorado dezanove.

Como vêem, esta afecção pelo dezanove valeu e vale a pena. É uma forma de expressão, um símbolo, simples e com significado. Mais uma maneira, como este blog de estar junto com as pessoas, que mesmo lá longe, bem longe, estão aqui cá dentro, no lado esquerdo do meu peito.

Um grande viva aos aniversariantes de Abril e ao dezanove que partilhamos todos, mais não seja aqui, no sítio do costume. Apareçam sempre, deixem a sua pegada para eu saber que passaram aqui.

P.S.: Este post, apesar de ser sobre o dezanove foi para o ar a 21. Aqui trabalha-se, não estou cá a fazer turismo. Como diz a Dona Fernanda, minha linda Mãe, até ao S. João é de coração por isso.
Feliz Aniversário Marta, Petter e Aurora. Quem diria que os encontraria por aqui.

18 abril, 2007

A diferença entre uma barata e uma tartaruga!

Isto de trabalhar e viajar ao mesmo tempo é puxado. Puxado no sentido de que é muito complicado estar longe de quem nos quer bem e de aonde nos sentimos bem, mas como em tudo na vida, por mais desagradável que seja, tem sempre o outro lado… Podemos por exemplo testemunhar coisas e viver situações que ficam registadas na memória para uma vida inteira. Episódios e pessoas que pela sua particularidade gravam de tal maneira fundo a nossa alma, que dificilmente saem de cá de dentro. Nem puxo para aqui um exemplo senão não parava, são tantos que escolher um só, era injusto. Até dava um livro, como se costuma dizer, mas por enquanto vai dando para um blog eheheh

É sabido que África, não prima lá muito pela higiene, seja em lugares públicos, seja onde for. Bom, pelo menos à que estamos habituados. Na Argélia, sujidade por todo lado, água inquinada e companhia de insectos é perfeitamente normal. Seja num hotel, seja num restaurante, seja em instalações de trabalho, seja na rua, seja onde for. Antes de vir tinha uma ideia terrível a este aspecto e digamos que nem sempre é bom ter razão. Mas sei lá, lá me fui conformando, porque adaptar-me é impossível. Já vi/cheirei/matei/limpei aqui muita coisa, mas se houvesse um prémio, nada ultrapassaria o que vi hoje. Nem mesmo o empregado no restaurante do hotel 5 estrelas Bel-Air em Oran (também aqui na Argélia) que de camisinha branca e laço preto anotava o pedido para o jantar, com uma barata no ombro! ?!?!?!? Acto continuo, ri-me feito perdido, brincamos todos acerca do episódio e houve até quem dissesse que seria de estimação. Às vezes, sei lá, cada maluco sua pancada! Tal como uma pirata e um papagaio ao ombro, em vez de penas… um par de antenas! Quem sabe!

Hoje, dois anos depois, no restaurante do Aeroporto Internacional de Annaba a (4ª cidade da Argélia) enquanto esperava pelo avião, que por acaso, só por acaso (pois sim!) atrasou, e como conheço a malta, deixam-me ligar o PC na única tomada acessível, em que ao mesmo tempo a arca congeladora e respectivo recheio entram em descongelação (meus amigos é o que se pode arranjar!). Nisto… Bom, nisto vejo uma tartaruga… Isso mesmo! Lá ia ela a passar por entre as cadeiras/pernas de clientes na sua vida como quem diz “vou ali á casa de banho que o almoço caiu-me mal” tal foi a velocidade que passou. Vai na volta bebeu jet-fuel (combustível para aeronaves) e daí a tentativa de levantar voo. Para natural da Argélia, deixava qualquer Argelino corado de vergonha…



Peçam-me o que quiserem mas viver estas situações sem pelo menos fazer uma observação é como quem me tira o martelo no S. João do Porto.

...e lá vou eu...

Pergunta estúpida: Errr.. já viu que vai ali uma tartaruga? – perguntei ao gerente.
Para pergunta estúpida resposta à altura: Sim sim, é minha! – respondeu com uma naturalidade de uma árvore em plena floresta - Não me diga que o está a incomodar?!? – Visivelmente preocupado comigo.

Sim, claro, essa marota, que por pouco não me rasgou as calças ou mijou (senão pior) ao pé de mim como fazem esses outros animais de estimação como por exemplo, a ver se me lembro de algum, sei lá, cães ou gatos?!?

Mas em quê que esse animal irrequieto que é uma tartaruga me poderia incomodar? Despentear a minha careca tal foi a vitesse com que passou? Absolutamente!

Estão a ver o recorde do TGV estes dias em França?!? Toda a gente reparou no grande e aparatoso comboio, mas ninguém viu a tartaruga do gerente do restaurante que o deixou para trás.. ah pois é!! ah pois é!!



Afinal tudo tem um outro lado mesmo.. Ao menos não era uma barata!!

Baratas e tartarugas?

Bons e irrequietos animais de estimação.

16 abril, 2007

Censura e Respeito...

Ok ok! Não fosse a bateria do PC estar nas lonas e o "wi-fi" aqui do hotel ser de luas (não fosse ele também Argelino) e hoje fazia um post a rivalizar com o Novo testamento.. ou com o velho.. o que for maior..

para quem viu o filme italiano "cinema paradiso" (quem não viu não merece o ar que respira)toda a gente se lembra da altura em que um padre dá à sineta para se cortarem as cenas mais ousadas dos filmes da epoca. até aqui tamos todos? ok!

Pois eu no 206 maravilha tenho um leitor de mp3 ligado ao autorádio (qual choque tecnológico) hoje quando iamos almoçar lá tocou a banda sonora do tal filme... claro que perguntei ao Mourad, se conhecia o filme, ainda para mais como está fresco na memória de o ter ido ver no FAMAFEST -festival de cinema da Terreola (atenção ao T maiusculo!! eheheh)- ele responde que não que já há 5 anos que não via um filme... logo aí.. depois ele perguntou do que tratava.. e lá expliquei.. para contar a parte melhor do filme tive de falar na censura que o padreco fazia.. e que o alfredo guardava os bocados de pelicula que cortava que eram do Toto.. e por ai fora.. ele (mourad) interrompe-me e diz.. na altura faziam isso? aqui isso faz-se!

atenção ao tempo verbal.. faz-se!

sim, é presente mesmo. estamos no século XXI, num país que em termos de islamimo nem é dos mais radicais (fora as bombas) e faz-se censura na Argélia.. a beijos.. a cenas de sexo explicito ou não ainda é naquela, mas a beijos... POIM!

por respeito..

ok

por respeito.....

e acabar com as bombas que matam e assustam milhões de inocentes, NÃO?!?!?

ou não merecem o tal "respeito"...

Islão: até posso compreender, mas não aceito!


P.S.: a minha afilhada é linda não é?!?

beijinhuuuuuuss

15 abril, 2007

Just another manic... Sunday!

Ainda ontem à noite estava a ver um programa sobre adrenalina, como, e o quê as pessoas faziam pelo mundo para a obter e nem de propósito hoje resolvi (por força maior) bater o meu “personal best” de Dely-Ibrahim ao aeroporto. Consegui! Abaixo da barreira de uma hora! Levantei-me ás 5h30 e cheguei á sala de embarque do voo para Annaba ás 6h25! 55min! A 1ª batalha o dia está ganha! Falta o resto da etapa de hoje.

A tal força maior, é que apesar de ás vezes arrochar a ver TV, nunca quando cá estou tenho vontade de ir dormir.. Mesmo que ande a tombar de sono. È que se calhar no fundo já sei que quando acordar não vou acordar aonde queria. Vai é ser mais do mesmo! È como comer o mesmo prato todos os dias! (ai o grão-de-bico. BAH!) Não há aquela surpresa, ás vezes sei lá, pode ser uma coisa diferente, mas não! É só mais e mais Argélia! Yupiiii! Pause… NOT! Ora então dizia que adormeci e sem o velho Sofiane para me levar ao aeroporto logo cedo arrisquei-me a ficar em terra. Digo mesmo mais, escuso de correr para a próxima pois não vou conseguir. A sorte nisto, tive-a toda hoje. Não convém abusar, né?

O Joaquim vai embora na terça-feira. Há cab#$% com sorte! Vai para Portugal ver o “Dança Comigo” e comer uma “badana” de bacalhau em vez das pizzas do Retro (restaurante de Dely-Ibrahim). Ele que trate da vida dele e que fique por lá que está lá muito bem! Afinal de contas já ficou a conhecer o Grande Monumento (e redondezas eheh), Tipaza e suas ruínas altaneiras (fechadas!), o Hipopotamus, e pode ver “in loco”, o que é viver e trabalhar num país como este. Bombas a rebentar, outras só para assustar, tentar perceber se estes gajos são arraçados de morcegos (conduzem à noite de mínimos), mexer um café com uma colher, digamos, “comunitária”, fazer o movimento à caçador em dias em que estamos a pintar á pistola… Enfim! Pelo menos ficou a conhecer isto e ajudou a deitar abaixo o salpicão e o queijinho rijo! XOMP! Ajudou a passar em grande nível estes dias da minha reentré. Obrigado Joaquim, faz boa viagem! Não pares no Moulin Rouge, vai directo ter com a “badana” com verdusco a acompanhar. Hmmmmmm…

Em Alger estava um dilúvio com nevoeiro, qual filme de terror, só faltava ir uma esquadra pelos ares, em Annaba estava um dia de Verão. Cá encontrei o Mourad, bom rapaz, Monsieur Fernane, chefe da subestação com o fogo de artifício mais espectacular de toda a rede eléctrica Argelina, sim eu sei que sou mauzinho mas quem diz a verdade não merece castigo!

Não podia acabar o post sem falar na GRANDE ROMARIA MINHOTA! Desta feita em Afife, em que tudo que é boa gente menos eu pôde ver (e com sorte ouvir chorar) a linda e fofa e outra vez linda Carolina. É injusto! Ter de esperar sabe-se lá até quando para poder pegar ao colo a minha (eu já disse linda?!?) afilhada!!! Um beijinho para a Joana e um xi para o Papá Petter Babado! Petter, não te esqueceste de nada? Tu sabes do que estou a falar!

…ou não!! eheheh

14 abril, 2007

So long... Salpicão!!

Em dois anos deste martírio, alguns tinham de ser os melhores momentos!



Foram estes e ficam aqui para a posteridade!
Velhos e bons Amigos, velhas e boas memórias, familia a crescer, saudade, muita de todos os que nos querem bem, aí no nosso Portugal!

Um xi apertado daqui aí! Sim porque queijo e salpicão já não há!

Obrigado Joaquim por estes melhores momentos! Como os Amigos!

13 abril, 2007

Trip to Tipaza

...e pois foi, cá o ric´inginheiro lá sabia que para ver as vistas em condições tinhamos de ir a Tipaza! Sabe mais que o papa!! E lá o levei, por este país, qual destino turistíco!! Ruinas romanas fechadas, masoleu fechado enfim, peixinhos baratos a venda na beira da estrada, dos vivos para aquários e dos outros para o tacho!

Ganda Joaquim, quem diria que ia encontrar aqui o meu Amigo de longa data!

Ah! Depois de levar mouras pelo a conhecer o Norte, trago gajos do Norte para conhecer a Mouraria. Literalmente! It´s official, vou abrir uma agência de viagens e ser o guia! Tenho mesmo jeito para a coisa!



Nada como um bom salpicão portuga, contra-natura muçulmana para lembrar qual é a nossa Pátria. Mainada!

O dia acabou mal pois o Sporting ganhou 4-0!! #$%&/% e mais #"#%&@[§

11 abril, 2007

JÁ NASCEU!!!!! HUURRRRREEEEYYYYYYYY!!!!




Já nasceu a minha rica e mais melhor afilhada!!!!! Muito mais melhor que os "que-lé-ri-gus" eheheh Os parabéns aos papás babados, avós, tios e primos!! Mas lembrem-se que quem teve a trabalheira toda, depois de 9 meses de barrigaça, foi a Joaninha! O Petter só fez o "estrago". Viva a Carolina! Vivam os papás! Vivam os padrinhos (senão for eu ninguém diz eheheh gaba-te cesta!)

P.S.: Toca a ligar a linha de montagem pois há mais padrinhos na lista eheheh

01 abril, 2007

Vou ser padrinho da Carolina de Sá Martins!!!!

Pois é vou ser padrinho da menina mais querida, mais linda e mais melhor do mundo!!